-
Arquitetos: Kim Jongkyu, m.a.r.u.network
- Área: 1190 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Kyungsub Shin, Jonathan Lovekin
Descrição enviada pela equipe de projeto. O significado de Arumjigi é "Pessoas que preservam e cuidam de nossa bela cultura". E o recém-concluído edifício perto do Gyeongbokgung (palácio real coreano) é a nova sede da Fundação Cultural Arumjigi. Espera-se que ele seja um espaço cultural onde as pessoas possam experimentar a beleza e o sentimento coreano ao longo dos programas culturais e os espaços em si.
Desde o início, era necessário ter uma casa tradicional coreana (Han-ok) construída por um mestre artesão no interior do novo edifício. É um símbolo de Arumjigi e também questão crítica da relação entre arquitetura tradicional e moderna a ser trabalhado para os clientes, bem como para o arquiteto.
A estratégia de organização do espaço busca entender a relação entre os vários programas e espaços em um pequeno terreno e estabelecer relação entre arquitetura moderna e tradicional. Primeiramente o Han-ok coloca-se de frente para o sul, naturalmente. Considerando a sociabilidade de Han-ok e o local, ele deveria estar no térreo, mas isso deixaria apenas pequenas salas para outros programas. Portanto, o Han-ok foi locado em uma nova topografia (no primeiro pavimento), permitindo salas suficientes para programas culturais abaixo. As salas do primeiro pavimento para os programas sociais ocorrem em torno do Ma-Dang (pátio tradicional) para criar relação natural com o Han-ok, no meio. O Ma-Dang será onde a arquitetura moderna e tradicional encontram-se. Finalmente, salas de escritório são colocadas acima, deixando o sul mais baixo para manter a qualidade espacial de Ma-Dang com plena luz do dia. Programas gerais estão organizados corretamente para sua finalidade e a casa tradicional e o moderno edifício criam um novo relacionamento sem perder a qualidade essencial de cada um.
O uso de materiais também foi considerado para criar relações entre os espaços e foram utilizados materiais naturais brutos como pedra, concreto e vidro. A parte inferior da construção é feita em concreto aparente e a parte intermediária é revestida em madeira natural, para combinar com o Han-ok. A parte superior frontal da construção é cercada por vidro translúcido, para borrar-se junto ao céu. O subsolo é feito com uma parede de pedra de modo que pareça mais natural em volta, com o Han-ok sobre ela. Os materiais combinados com os espaços de cada finalidade tornam a construção sustentável e esteticamente agradável.
O processo de organização do espaço resulta numa ligação entre as salas através de vários espaços ao ar livre. O pátio central (Ma-Dang) liga-se diretamente a partir da estrada, com um pequeno jardim, com uma antiga pedra escavada do terreno e um deck de madeira que envolve os ambientes. Isso deve melhorar o estilo de vida para pessoas que trabalham a maior parte do dia aqui.